Nuno Cachetas Pinto nasceu em 1991 no distrito de Braga. Estudou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na classe do professor Filipe Silva e na Universidade de Aveiro na classe do professor Luís Carvalho, onde terminou com a classificação de 19 valores no exame final de clarinete. Concluiu em Junho de 2014 o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro com média final de 17 valores. Em junho de 2023 concluiu com média final de 17 valores o curso de Pós-Graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros, no Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se a frequentar o curso de direção na Banda Sinfónica Portuguesa – Academia de Direção.
Durante os vários cursos que realizou teve oportunidade de dirigir as seguintes bandas: Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP); Banda Filarmónica Gualdim Pais; Sociedade Filarmónica São Cristóvão da Caranguejeira; Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública; Sociedade Filarmónica Maceirense; Filarmónica do Arrabal; Sociedade Artística e Musical Cortesense; Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria; Banda Amizade (Banda Sinfónica de Aveiro); Na vertente da direção musical trabalhou com os seguintes maestros: Alberto Roque; Luís Carvalho; Alberto Lages; Félix Hauswirth; Andreja Solar; Fernando Marinho; Miguel Etchegoncelay; Rafael Agulló Albors; Franco Césarini; entre outros.
Em 2007 alcançou o 1º Prémio da categoria A no “III Concurso Geral de Instrumentos Solistas”, realizado na Academia de Música de Vila Verde; em 2008 e 2009 foi selecionado para 1º clarinete nos VII e VIII Estágios da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música – Oj.com e em 2012 foi selecionado para reforço principal da Orquestra Filarmonia das Beiras. Em 2015 ingressou na Banda Sinfónica do Exército – Destacamento do Porto e em 2016 concorreu e aprovou-se para 45º Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente, concluindo-o como 1º classificado na especialidade de Música e 2º classificado a nível Nacional. Recebeu ainda o prémio D. Afonso Henriques, Patrono do Exército, atribuído ao aluno do Curso de Sargentos com melhor média a Mérito Pessoal. Foi Maestro e Diretor Artístico da Banda Musical de Parafita e da sua Escola de Música, de fevereiro de 2022 a agosto de 2025. Atualmente é maestro da Banda União Musical Paramense desde setembro de 2025.
Em Breve